-
Arquitetos: TWS& Partners; TWS& Partners
- Área: 983 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Gomulya
-
Fabricantes: Acor, Conwood, Roman Tile, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma residência localizada ao lado da montanha em Bandung, Java Ocidental. Situada longe do trânsito intenso da cidade, a casa se torna um lugar confortável para se acomodar e se hospedar. O programa de construção é destinado a reunir a grande família, dando a cada membro seu espaço pessoal, fornecendo ambientes comuns e privados. Este projeto tem um pedido especial: uma área multifuncional ao ar livre que pode ser usada para sediar vários eventos. Com sua forma geométrica definiu-se, portanto, um volume moderno e amigável de uma residência que responde à natureza circundante.
O local aproveita a bela paisagem circundante do vale e sua proximidade com a floresta, que oferece uma atmosfera tranquila. A massa da edificação surge da ideia de caixas que são rotacionadas através do seu eixo a fim de criar diferentes experiências de caminhada a partir de diferentes ângulos de visão. Essa estratégia também permite que os usuários tenham diferentes orientações nos ambientes e tenham uma visão de quase 270 graus dos vales circundantes. Esse aspecto significativo influenciou o arquiteto no processo de desenho.
A edificação tem uma torre de circulação vertical a partir do nível da rua / garagem que leva ao segundo pavimento. Nele, as pessoas podem começar a desfrutar da paisagem através de um caminho de madeira, lado a lado com o espelho d' água como um elemento de boas-vindas. Depois de passar o caminho de madeira, os visitantes podem entrar na sala de estar, cozinha e sala de jantar. A paleta de cores terrosas foi usada para o espaço interior e exterior. Ela permite que a casa esteja mais próxima do ambiente e se integre naturalmente à paisagem. A paleta de cores usada no piso, paredes e teto é escolhida para melhorar a visão ao redor. A área interior destina-se a ter uma atmosfera tranquila e relaxante, especialmente no pôr-do-sol, com as cores do céu. Paredes de vidro envolvem a maior parte do espaço interior, expondo-o para as vistas circundantes, além de reduzir a necessidade de iluminação artificial. O outro lado da sala de estar e jantar também pode ser aberto para o espelho d'água, terraço de madeira e vale circundante.
O dormitório principal e área de serviço foram situados no primeiro nível com a intenção do ocupante ter mais espaço privado, enquanto a área de serviço será usada apenas para a empregada doméstica e segurança. Cada uma das áreas pode ser acessada com duas escadas diferentes desde o segundo nível.
Toda a paisagem pode ser apreciada a partir do volume deslocado no nível superior. Ele fornece sombreamento para o terraço de madeira aberto abaixo. De um lado, este andar superior é composto por uma cobertura com mobiliário ao ar livre, vedada com pergolados de madeira onde os ocupantes podem desfrutar de uma noite alegre com amigos / família ou aproveitar o sol diurno, com acesso direto ao jardim privado do outro lado. O ritmo aleatório dos pergolados foi misturado com as superfícies de vidro que maximizam a iluminação do sol.
A edificação é orientada para aproveitar ao máximo a posição do sol e perpendicular à direção do vento para maximizar circulação do ar, enquanto o uso extensivo de aberturas de vidro permite a ventilação natural cruzada e maximiza a entrada de luz natural durante o dia. A obra foi intemperizada para máxima proteção contra a perda de ar quente e frio, aplicando materiais isolantes apropriados e envidraçamento para reduzir a perda de calor de forma a não causar umidade interna.
O desenho cria uma qualidade de ambiente interior saudável por ventilação adequada, o que leva ao aumento de conforto e benefícios para a saúde dos ocupantes. A piscina rasa funciona como um elemento que produz uma brisa refrescante à medida que o vento entra na edificação, ao mesmo tempo em que beneficia o usuário, reduzindo o custo operacional do uso do ar-condicionado.